Seminários II GIRA de Ideias da Unila

A segunda apresentação dos projetos que estão inseridos dentro do grupo do GIRA, foram feitas pelos estudantes bolsistas e voluntários , os professores coordenadores do grupo e dos projetos.

II GIRA de Ideias da Unila

A segunda apresentação dos projetos que estão inseridos dentro do grupo do GIRA, foram feitas pelos estudantes bolsistas e voluntários , os professores coordenadores do grupo e dos projetos.

2º Fórum Social e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária

É um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares...

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa

Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Racionalidades, Desenvolvimento e Fronteiras - GIRA

IV Feira de Trocas da UNILA

Realizada nas dependências da Moradia Estudantil da Unila, a IV Feira de trocas da Unila foi realizada na tarde do dia 8 de junho, e contou com aproximadamente 30 participantes...

terça-feira, 23 de abril de 2013

2º Fórum Social e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária em Santa Maria

Desde 1994, realizam-se estes importantes eventos do Cooperativismo e da Economia Solidária, em Santa Maria, a Capital da Economia Solidária e do Cooperativismo Alternativo como “O Maior Evento do Cooperativismo Alternativo do RS e do Brasil” e agora com uma forte articulação da Economia Solidária dos Países do MERCOSUL e da América Latina. É um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias, experiências de Comercialização Direta dos Empreendimentos Solidários da Economia Solidária, da Agricultura Familiar, das Agroindústrias Familiares, dos Catadores/as, dos Povos Indígenas, dos Trabalhadores/as do Campo e da Cidade, na Metodologia Autogestionária, do Fórum Social Mundial e na construção de “Um Outro Mundo Possível”.

É, também, um grande espaço de articulação Nacional e Internacional, onde o Trabalho e a Organização Solidária, através do FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária) e dos Fóruns Regionais da Economia Solidária, estão acima do capital, motivando assim a consciência de um Comércio Justo, Consumo Ético e Solidário, no fortalecimento da Segurança Alimentar Nutricional Sustentável, firmando práticas e convicções importantes, como a não comercialização de produtos com aditivos químicos, agrotóxicos, nenhum tipo de refrigerante ou cerveja industrializada, e nem o consumo de cigarros, motivando o consumo de produtos Naturais, Ecológicos como sucos, caldo de cana, água potável, alimentação sadia e natural, em favor da Qualidade de Vida e Saúde dos consumidores/as. 

Nesta perspectiva se fortalecem as práticas de uma outra forma de Consumo e Trabalho Solidário, também do uso dos bens naturais, como o grande “Patrimônio da Humanidade”. Este espaço oportuniza e fortalece a construção de um Novo Modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial, da Construção de uma Sociedade: Socialmente Justa, Economicamente Viável, Ambientalmente Sadia, organizadamente Solidária e Cooperativada, Politicamente Democrática, Fortalecendo a Cultura da Solidariedade e da Paz, na certeza de que “Uma Outra Economia Acontece”. 

Este é o 2º Fórum Social de Economia Solidária e, faz parte do Programa Nacional de Feiras - Feiras em Rede, Projeto Esperança/Cooesperança, Banco da Esperança da Arquidiocese de Santa Maria, Cáritas Brasileira, Cáritas/RS, FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), FGES (Fórum Gaúcho de Economia Solidária), IMS (Instituto Marista Solidariedade), SENAES/MTE, Prefeitura Municipal de Santa Maria e muitas organizações de Santa Maria, do RS, do Brasil, do Mercosul e da América Latina. 

OBJETIVOS GERAIS: Afirmar a nível mundial a Economia Solidária como uma estratégia de desenvolvimento, promover e difundir este modelo de desenvolvimento solidário, sustentável, autogestionário, popular e coletivo, integrando democracia política, econômica, social e ambiental com enfoque em gênero e diversidade cultural, articulando com organizações sociais e solidárias, com a certeza de que outra economia já acontece. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Dar visibilidade e afirmar conceitos, princípios e práticas da Economia Solidária no mundo, para a sociedade civil e para outros movimentos sociais; Difundir a Economia Solidária como expressão do bem viver; Oportunizar espaços de formação e reflexão aos participantes do Fórum Mundial de Economia Solidária, através da construção coletiva de saberes, sobre Economia Solidária: conceitos, princípios e práticas; Fortalecer as organizações de Economia Solidária e as redes de que participam a nível local, nacional, regional e mundial. 

Afirmar a radicalidade da Economia Solidária como projeto político que se contrapõe ao capitalismo; Promover a integração e articulação com outros Movimentos Sociais; Refletir sobre a crise mundial dos diferentes continentes e no planeta quanto aos aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais, religiosos, com ênfase nos contextos nacionais dos países mais atingidos; Promover um debate critico, com base nas dificuldades, avanços e desafios enfrentados no cotidiano de quem constrói o Movimento de Economia Solidária; Construir propostas de incidência frente aos Estados Nacionais e instâncias Regionais de governo para o avanço da economia solidária. 

DATA E LOCAL DO EVENTO: 

Data: 11 a 14 de julho de 2013. 
Local: Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter Rua Heitor Campos, sn - Santa Maria - RS - Brasil.